O Gato Félix é um personagem de desenho animado, criado na época dos filmes mudos. Seu corpo preto, olhos brancos e sua risada característica, combinados com o surrealismo das situações criadas nos desenhos, fazem do personagem um dos mais conhecidos do mundo. Foi o primeiro personagem de desenho animado popular ao ponto de, por si só, atrair o público.
Felix foi a primeira imagem a ser transmitida em um receptor de TV, isso aconteceu em 1928 nos laboratórios da RCA Research Labs. Foi utilizado um boneco de Felix para efetuar os testes com um equipamento revolucionário e que o mundo jamais sonhara poder existir, a Televisão.
Felix foi criado pelo cartunista Otto Messmer, na década de 1910, em uma revista chamada Feline Follies. Messmer tinha planos de fazer algo diferente com seu personagem, um gato preto e branco. Seu pupilo, o jovem Joe Oriolo, que mais tarde se tornaria mais um nome lendário da animação, começou a trabalhar com o personagem.
Felix ficou tão famoso que Charles Lindbergh pediu autorização a Otto e Oriolo para usá-lo como mascote de seu histórico vôo sobre o Atlântico.
Messmer e Oriolo começaram então a desenvolver um novo Felix para a RCA. A partir daí surgiu a sacola Mágica de Felix e também os outros personagens da história, Poindexter, Vavoon e o Professor.
Nos anos 50, Oriolo desenvolveu um novo desenho do Gato Felix para a Trans Lux. Esse é o desenho que se tornou mais conhecido no Brasil e de onde veem os personagens Rock Bottom e Mestre Cylinder,
O filho de Joe Oriolo, Don, seguindo os passos do pai, criou nos anos 80 um longa-metragem de Felix e posteriormente a série animada, Baby Felix. Esse era um desenho animado que mostrava as aventuras de Felix ainda bebê. Felix foi apresentado no Brasil em diversos canais de televisão, entre eles, Record, Gazeta, Tupi, Globo e pelo canal pago Boomerang.
Nenhum comentário:
Postar um comentário