domingo, 17 de março de 2013

Glub-Glub 1991

Glub-Glub foi um programa infantil brasileiro que foi originalmente exibido entre 1991 a 1999, pela TV Cultura onde foi substituído por As Histórias do Velho Urso, o programa regressaria um tempo depois ficando mais alguns meses no ar, mas novamente saiu de cena para dar lugar ao desenho O Pequeno Urso, onde nunca mais voltou a ser exibido em sua versão original. O programa era focado em dois peixes, ambos chamados Glub, sendo um macho (Carlos Mariano) e uma fêmea (em alguns capítulos, interpretada por Cecília Homem de Mello, mas originalmente por Gisela Arantes). Tempo depois, uma nova personagem seria introduzia, a carangueja Carol, interpretada por Andrea Pozzi

O enredo básico de cada episódio trazia algum problema ou situação, cuja solução no final servia como lição de moral. Toda a ação ficava em torno dos diálogos já que tudo ocorria sempre no mesmo local: um ponto do fundo do mar onde havia caído uma televisão que, segundo mostrava a abertura, era abastecida por um peixe-elétrico.
A televisão, aliás, era um dos maiores destaques do programa, pois era através dela que os personagens assistiam animações, que eventualmente apresentavam alguma lição de moral que ajudava na solução de uma discussão ou problema recorrente. 

Além de seu valor educativo, o programa fez sucesso por apresentar ao Brasil várias animações estrangeiras um tanto alternativas. Vindas de países como AlemanhaRepública TchecaInglaterraFrança e Bélgica, elas eram produzidas atráves das mais diferentes técnicas, incluindo stop motion bonecos live action (com atores fantasiados), entre outras. Até hoje, Glub Glub ainda é um dos blocos de animação mais importantes que o Brasil já teve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário